Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste: uma análise sobre o currículo de formação de professores/as da área de ciências humanas e sociais

  • Autor
  • Ramon Roseno Alves
  • Co-autores
  • Emerson Augusto de Medeiros
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho, resultado de um Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica, registra uma análise curricular parcial acerca de quatro Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste, com ênfase na habilitação em Ciências Humanas e Sociais, das seguintes universidades e institutos federais: UFERSA, IFRN, UFPI e UFCG. O objetivo geral da pesquisa consiste em “analisar os conteúdos curriculares das disciplinas do Núcleo Específico de Formação Docente (Habilitação em Ciências Humanas e Sociais) das Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste, dispostos nas matrizes curriculares e ementas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos”. Desse modo, o núcleo específico é composto, sobretudo, por disciplinas do âmbito da História, da Geografia, da Sociologia e também da Filosofia. Por meio da análise documental, como técnica de construção dos dados, com os Projetos Pedagógicos de Curso – PPC, tem-se realizado a investigação iniciada em setembro do ano de 2020. Na pesquisa tem-se utilizado da abordagem qualitativa, visando estabelecer uma análise interpretativa contextual a respeito do que os documentos curriculares (os PPC) imprimem. Como resultados parciais já construídos, após a primeira leitura dos documentos curriculares (os PPC) e produção de dados, percebemos que a carga horária dos Núcleos de Formação Específica difere entre os quatro cursos que compõem a análise. Atestamos ainda que há ausência de disciplinas, como Metodologia/Ensino de Ciências Humanas e Sociais, no referido núcleo que possibilitem a integração das áreas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia, entre outras) formadoras da habilitação em Ciências Humanas e Sociais nas licenciaturas. Não obstante, identificamos que a área de História é a que aparece com mais componentes curriculares no núcleo específico de formação docente nos quatro cursos. Ditas essas palavras, destacamos que o currículo é uma produção/construção social e cultural. Isso implica na sua produção local, a qual se faz por meio de relações de poder, estabelecidas em discursos e práticas sociais e (inter)relacionais dos sujeitos.

  • Palavras-chave
  • Formação inicial de professores, Educação do campo, Licenciatura em educação do campo, currículo.
  • Área Temática
  • Ciências Humanas
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